• bandfmsv

Meteoro cruza céu de Vermont com força de 200 quilos de TNT; veja vídeo


No último final de semana, um meteoro cruzou o céu de Vermont, nos Estados Unidos. O fenômeno criou um show de luzes e causou estrondos que chegaram a sacudir a Terra ao entrar na atmosfera.

“Um pequeno espetáculo de fogos de artifício. Cortesia da Mãe Natureza”, postou a NASA no Facebook.

O meteoro liberou o equivalente a 200 kg de TNT, um poderoso explosivo. Desta forma, o Meteor Watch da NASA, agência espacial dos EUA, estima que o meteoro pesava 4,5 kg e tinha aproximadamente 15 centímetros de diâmetro.

Além disso, o fenômeno alcançou a atmosfera a cerca de 68.000 km/h. Conforme a NASA, essa velocidade é 20 vezes mais rápido que a bala disparada por um rifle e 55 vezes mais rápido que a velocidade do som.

Pocou antes do pôr do sol, o meteoro apareceu na parte Norte do Estado. A emissora local afirmou que vários moradores relaram um “estrondo alto e vibração do corpo inteiro”. Essa pressão fez o solo e janelas tremerem, segundo os relatos.

“Essa onda de pressão também pode se estender ao solo, causando pequenos tremores que podem ser detectados por instrumentos sísmicos na área”, informou a NASA.

Veja o vídeo:



































3 visualizações0 comentário